O Método Pilates criado pelo alemão Joseph Hubertus Pilates inicialmente era chamado “Contrologia” . Joseph Pilates desde seu nascimento apresentava vários comprometimentos de saúde, como: febre reumática, raquitismo, asma. Portanto tinha uma limitação Funcional para prática de atividade física. Consciente de sua limitação física Pilates praticou diversas modalidades esportivas para melhorar sua condição limitante. Obteve excelente resultado sobre seu organismo, aprimorando seu estado de saúde.

Pilates estudou o pensamento oriental e ocidental em relação à atividade corporal, as lutas greco-romanas, yoga, fisiologia, anatomia e biomecânica da época. Esse conhecimento adquirido o ajudou a formular uma série de exercícios de solo, invertar aparelhos e acessórios que possibilitavam aprimorar a força, flexibilidade e o controle motor das pessoas. Os exercícios obedecem uma escala de dificuldade de realização e são separados em exercícios básicos, intermediários e avançados. A atividade com os aparelhos e acessórios aprimoram o organismo dos indivíduos facilitando a execução dos exercícios de solo.

Sintetizando a história de vida de Joseph H. Pilates, inicialmente qualquer prática de atividade era voltada para recuperar e aprimorar seu próprio estado de saúde. Neste período estava preocupado com a sua saúde. Já na primeira guerra mundial, quando foi aprisionado no campo de concentração, Pilates aplicava seus exercícios para recuperar a saúde das pessoas. Nesta época estava preocupado com a saúde das pessoas. Ao final da primeira guerra mundial, de volta a Alemanha, direciona seus exercícios aos soldados alemães. Nesta fase da história Pilates visava aprimorar o condicionamento físico da tropa militar da Alemanha. Posteriormente nos Estados Unidos, mais precisamente em seu estúdio em Nova York, utilizava seu repertório de exercícios e aparelhos para a recuperação física e funcional dos atletas e bailarinos. Na verdade em todo o trajeto de vida de Pilates, observamos uma pessoa extremamente disciplinada na busca de um estilo de vida ativo e pela ideal saúde física e mental.

A contrologia ou Método Pilates foi apresentado a sociedade com uma filosofia e princípios. O respeito aos princípios do Método diferenciam a contrologia de outras atividades físicas, ressaltando a importância de condicionamento com ganho de consciência corporal, estabilização e aprimoramento postural. O Método tem ampla aplicação, pode ser direcionado simples para condicionar, prevenir lesões músculos esqueléticas, recuperar ou reabilitar o aparelho locomotor e melhorar as alterações posturais. As restrições aos movimentos corporais
de Pilates e contra indicações estão diretamente ligadas aos quadros
patológicos que os indivíduos apresentam, isso principalmente nas fases
agudas das patologias.

Em nossa concepção o profissional antes mesmo de ter conhecimento no Método Pilates,
deve ter conhecimento técnico-científico na área de saúde se realmente pretende atuar com o Método.