A ABMPP  considera que o bom aprendizado envolve não só a prática (saber realizar os exercícios, saber passar a correta execução dos exercícios), mas também pela compreensão teórica dos Métodos (saber o que está fazendo de acordo com o que os indivíduos apresentam (patologias), postura alterada ou realizar exercícios para prevenir lesões ou dar qualidade de vida aos indivíduos. Por isso a ABMPP atenta com o ensinamento do Método Pilates e Posturologia no Brasil, em instituições de ensino, cria o Selo de Certificação de qualidade dos cursos de Pilates e Posturologia.

Conteúdo Programático Mínimo Ideal dos Cursos:

• Todo curso do Método Pilates deve ser composto de no mínimo 170hs/aula, apresentando conteúdo teórico e prático, sendo ainda recomendado a realização de estágio de caráter facultativo de no mínimo 30 horas, com a finalidade de resolução de dúvidas sobre a aplicabilidade do Método.

• Devem apresentar o repertório original de exercícios realizados no Solo, exercícios nos equipamentos e acessórios formulados por Joseph Hubertus Pilates.

• Mostrar uma abordagem biomecânica do Método, ensinando aos profissionais da saúde a triar os exercícios conforme a necessidade orgânica, postural e em relação às patologias que os indivíduos apresentam.

• Apresentar reciclagem de conteúdo atualizado sobre o Método Pilates, em acessórios terapêuticos, como: Bola, Physio Roll, Bosu, Rolos e quaisquer novidades terapêuticas com fundamentação científica.

• Conhecimento em fisiologia do exercício para uma adequada interpretação dos sinais e sintomas diante da realização dos exercícios bem como o direcionamento do trabalho terapêutico respeitando os princípios de sobrecarga, reversibilidade e especificidade.